quarta-feira, 14 de abril de 2010

Crise nas Instituições

Crise nas Instituições

Em meio a uma crise política instalada em Brasília desde novembro de 2009, que foi denominada pela mídia como sendo o “ Mensalão do DEM ” foi observado o envolvimento de políticos evangélicos, incluídos neste escândalo, que foram flagrados recebendo “ propina“, onde foram gravados e, posteriormente divulgados em rede nacional pelo noticiário das redes de televisão.
Esse suposto esquema de propina foi delatado por um dos secretários do próprio governo, no entanto o que marcou este acontecimento e causou perplexidade neste caso foi o envolvimento de pessoas que deveriam dar o exemplo por serem cristãos.
Querendo ou não fazer juízo de valor, cabe neste momento apenas uma reflexão das verdadeiras causas que levam uma pessoa que professa ser cristão, se deixar envolver em atos ilícitos.
O que pode ser maior do que as promessas de Deus em nossas vidas? Faço este questionamento na tentativa de entender a falta de idoneidade e de um caráter cristão por parte daqueles que se dizem cristãos.
Tentar entender o que leva um crente a se submeter a uma situação que poderia ser descoberta a qualquer tempo, analisando que o homem não pode negar que a Deus nada fica oculto, principalmente sendo conhecedor da Bíblia Sagrada.
Sabemos que o homem pela sua natureza humana é corruptível, ou seja, suscetível a erros, falho e limitado de entendimento, porém aos conhecedores das Escrituras Sagradas, que neste caso são pastores é impertinente e, inaceitável, tendo em vista o que diz o apóstolo Paulo que nos exorta a respeito dos cuidados que devemos ter quanto a curcunspicência da carne.

Neste cenário a igreja ficou abalada devido aos inúmeros ataques feito aos membros das congregações protestantes, porém, a igreja não pode ficar sem reagir por causa daqueles que não honraram com seus compromissos diante de Deus, ficar sem reação é o mesmo que admitir que a mídia generalize todos acontecimento em torno do assunto.
Dizer que faltou o cumprimento de um dos Mandamentos, Não Roubarás, o que ficou claro nas gravações, é mera repetição, é chover no molhado, pois com certeza todas as igrejas deve sempre lembrar os seus membros desse ensinamento dado por Deus.
O que a igreja deve fazer para mudar este quadro?
Talvez quase nada.
Isto porque, o problema é cultural, e historicamente não é novo, esta instalado na sociedade, e não é fácil inserir nas mentes das pessoas que vieram desse ambiente onde a falta de moral é comum, e cobrar de forma imediata uma transformação em seu caráter apenas quando se tornam crentes?
A mudança de caráter só poderá ocorre primeiro se a pessoa se permitir, depois o Espírito agir e por ultimo a perseverança na fé, na realidade é um processo muitas vezes longo e que só ocorre através dos discipulados dentro das igrejas onde são ensinados a palavra de Deus.
Porém, a questão pode ser mais complexa do que a grande maioria de nós queremos admitir, pois a falta de caráter desses políticos que se dizem da bancada evangélica que se envolveram com ímpios corruptos de certa forma mancharam a essência da igreja evangélica em Brasília.
Neste caso a igreja evangélica agiu rápido para pedir a cassação dos envolvidos, o que marcou esse momento foi a pressa da igreja em dar resposta a sociedade do distrito federal e, com coragem enfrentou essa situação.
O teólogo contemporâneo Warren W. Wiersbe em sua obra “Crise de Integridade” fala deste tema, para ele nos dias atuais defrontamos com uma crise de integridade. Não somente a conduta da igreja está em debate, mas também o seu próprio caráter, diante dessa realidade, temos que ter cuidado ao responder se a sociedade pode ainda confiar na igreja, a palavra que melhor descreve a situação atual da igreja é opróbrio e tem a impressão de que muitas pessoas concordam, o problema não é as pessoa terem descoberto estas coisas que causam constrangimento aos cristãos, pecadores na igreja, há muito tempo que as pessoas sabem que há pecado na igreja; e, seja como for, ela, a igreja, tem sobrevivido. Os cristãos não são um grupo de pequenos alunos que choram quando apanhados em flagrante a infringir as regras.
Mais parecemos um exército derrotado, despidos perante os nossos inimigos e incapazes de replicar por eles haverem feito uma alarmante descoberta: a igreja está desprovida de integridade e o Livro do Profeta Jeremias identificar-se-ia com esta está situação e dar uma resposta.
“Porventura envergonham-se de cometer abominação? pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tão pouco sabem que coisa é envergonhar-se” (6:15; 8:12).
Diante desses fatos a sociedade organizada ao ver o empenho dos evangélicos em tomar as medidas cabíveis, naquela ocasião decidiram cobrar das autoridades que fosse aberto o processo de impeachmet para o governador e cassação dos envolvidos.
O que se tira de proveito neste caso é que, a igreja não pode se curvar diante de situações onde membros de seus quadros venham se envolver em fatos ilícitos e, como representante de Deus na Terra não pode aceitar estes fatos sem tomar atitudes que defendam os seus interesses, da sociedade e do Reino de Deus.
Outra questão a despeito deste fato que implica desobediência dos membros das igreja aos preceitos de Deus e o posicionamento da igreja poderá fazer com que nossos irmãos evangélicos necessitem reavaliar seus conceitos a partir dos ensinamentos bíblicos.
Avaliar a fé cristã e a obediência, e de que forma, a igreja evangélica ensina os crentes a serem obedientes aos princípios cristãos, e ainda, mostrar as falhas existentes na conduta cristã diante da sociedade e melhorar a relação entre a igreja e a sociedade demonstra maturidade cristã, e faz com que os membros das igreja ao se depararem com situações onde são oferecidas vantagens ilícitas saibam recusar, não é fácil viver pela fé, para se viver da fé é necessário nascer do Espírito. O motivo pelo qual, muitos cristãos se tornam desobedientes e vivem derrotados, é que eles nunca nasceram de novo, estão sempre atentando para o que se vêem, por essa ótica sempre contrariam a vontade de Deus, pois aquele que ouve a voz de Deus vive daquilo que não vê.
A importância das igrejas evangélicas no comportamento dos crentes e como elas ensinam estes a viverem motivados pela fé sendo obediente a doutrina cristã norteadas pela Bíblia são valores que não a dinheiro no mundo que compre.
A necessidade de se mostrar aos crentes nas igrejas evangélicas a importância da obediência a Palavra de Deus durante a caminhada cristã aos olhos da fé e seus efeitos práticos, hoje, tem um valor imensurável e não a nada que compre essa paz gerada em nosso interior, em 1 Cor. 11.1, o apóstolo Paulo diz:
“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”.
A igreja deve ser operante e trabalhar incessantemente para que os crentes compreendam a importância de se fazer uma relação entre à fé cristã e a obediência e mostrar quanto é imprescindível o cumprimento aos mandamentos de Deus e o quanto à igreja evangélica é importante neste processo porém isto só será possível quando houver investimento, melhorar a qualidade dos ensinos sobre fé e obediência dados no âmbito da Igreja Evangélica.
O que se pode concluir neste caso é que aqueles políticos que se dizem cristão nunca tiveram realmente um relacionamento com Deus se deixaram levar pelo dinheiro e se corromperam, deram mais importância aos prazeres deste mundo, o que se pode avaliar neste momento é que eles precisam retorna ao primeiro amor, começar novamente a caminhada rever o que fez de errado depois pedir perdão porque falharam como cristão, e só então poderão se dizer cristão novamente, em Efésios 4.24-28 Paulo diz:
“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que não furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade.”

O que deve ser feito agora não e apontar o dedo, mas encontrar soluções aceitáveis pela sociedade que ainda tem nos evangélicos, um referencial e modelo cristão para os dias de hoje.
Os crentes tem que novamente vencer as tempestades, buscar viver em santidade manifestar o caráter de Deus, dar ênfase às atitudes morais (Mt.5.48).
Negar à si mesmo.
Obedecer à Deus (Gl 2.20).
Essas são as chaves para uma vida na presença de Deus.

Um comentário:

  1. Olá, estou a procura desse livro do Warren.
    Se souber onde posso encontrá-lo, me dê um toque por favor.
    prbruno@imshalom.org.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir